quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

NEEPE – FAGEN/UFU e Escola da Cidade lançam ‘Programa Empreendedorismo para jovens autistas’

    NEEPE – FAGEN/UFU e Escola da Cidade lançam ‘Programa Empreendedorismo para jovens autistas’




NEEPE (Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas) por meio da FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Escola da Cidade, acaba de lançar o Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas, uma iniciativa inovadora e inclusiva que visa capacitar jovens autistas com conhecimentos e habilidades empreendedoras. O objetivo é incentivar a autonomia, a criatividade e a inserção no mercado por meio do desenvolvimento de novos negócios e projetos.


O curso é totalmente gratuito e destinado a jovens autistas de 16 a 21 anos, com nível 1 de suporte, que estejam cursando pelo menos o Ensino Fundamental II. As aulas serão presenciais e ocorrerão às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, no campus Santa Mônica da UFU.


As inscrições já estão abertas e vão até o dia 9 de março de 2025, sendo limitadas a 20 vagas. O processo seletivo inclui a análise de documentação e entrevistas virtuais, e ao final 10 candidatos serão selecionados para participar do programa. Os interessados devem enviar a documentação necessária para o e-mail neepe@fagen.ufu.br.


Para Esther Guimarães, que é fundadora e diretora da Escola da Cidade, além de psicopedagoga especializada em neurodesenvolvimento e seus transtornos, a parceria entre o NEEPE – FAGEN/UFU e Escola da Cidade reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de oportunidades reais para jovens autistas.


“Abrir caminhos para um futuro mais independente e promissor é um dos nossos maiores propósitos. Desde 1988, a Escola da Cidade é referência em educação infantil e fundamental, unindo tradição e inovação para oferecer um ensino de excelência. Participar da criação desse Programa de Empreendedorismo para jovens autistas é uma oportunidade muito especial que materializa esse propósito que nos acompanha há 36 anos”, diz Guimarães.


Já a professora Márcia Freire de Oliveira, coordenadora geral da iniciativa, destaca que o Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas é um projeto de extensão, que busca levar os conhecimentos produzidos na academia para além dos muros da Universidade, beneficiando a sociedade e proporcionando transformação social.  “O projeto também terá a participação de alunos da UFU, que terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades interpessoais e cultivando uma consciência cidadã e responsável socialmente”, completa Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco

    Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco Lula Cabral vem consolidando sua trajetória como gestor público a p...